“Canetas emagrecedoras”: Uma nova era no tratamento da obesidade

Compartilhar

A liraglutida, medicamento da classe dos análogos de GLP1 aprovado em 2010 para diabetes, tornou-se a primeira caneta aprovada para o tratamento da obesidade e sobrepeso quando administrada em dose mais alta.

Conhecido popularmente como Ozempic®, o análogo de GLP1 de ação prolongada ou semaglutida, foi aprovado primeiramente para controle do diabetes. Em 2021 a semaglutida, agora na dose de 2,4 mg semanalmente e nome comercial de Wegovy®, foi aprovada para o tratamento da obesidade, com perda de peso média de 15% em ensaios clínicos.

A última caneta aprovada nos Estados Unidos foi a tirzepatida, um agonista dual de GLP1 e GIP, sendo a primeira medicação que rivaliza com a eficácia da cirurgia bariátrica. A tirzepatida, conhecida como Mounjaro®, foi superior à semaglutida em comparações diretas na redução da glicemia e do peso corporal. Aguardamos ansiosamente sua aprovação no Brasil.

Por outro lado é importante destacar que essas canetas não são milagrosas. O uso de remédio para emagrecer não substitui as mudanças de estilo de vida, como a dieta hipocalórica, e deve ser visto como um complemento para melhorar a resposta de uma doença complexa e de difícil tratamento⁣.

*Sem conflitos de interesse.

Post Recentes

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições